sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ESCOLA PEDRO II NA EXPOLAJES 2011

A Escola estará marcando presença na Caprifeira 2011 com um stand personalizado com as atividades e projetos da escola.

Na ocasião serão expostos as produções culturais e científicas dos alunos bem como diversas presentações culturais - teatro, dança, e cordel, além da distribuição dos cartões postais.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

ESCOLA ESTDUAL PEDRO II ENSINO MÉDIO

PROJETO SERRA DO FEITICEIRO:ECOSSISTEMA COMO SUSTENTABILIDADE DE UM POVO.

Programação/Distribuição de tarefas
Período de Realização do Projeto de 18 a 20/08/2011

18/08/2011

05:00hs-reconhecimento do local de instalação da rádio,de energia,da trilha,montagem dos estandes e estrutura geral.

Professores responsáveis:Nevonice,Lucimar,Irene,Ceiça Oliveira e equipe de Jamerson.

19/08/2011

16:40hs-arrumação e ornamentação.

Professores responsáveis:Marcos Antônio,Lucimar,Aynara,Ceiça Arruda,Nevonice,Cristina,Irene,Ceiça Oliveira e alunos do 3º"c".

20/08/2011

05:00hs-Saída da escola para Fazenda Boa Vista.

responsáveis:todos os professores

05:40hs

Distribuição dos cartões postais-alunos dos 2ºanose profº Marcos Antônio
Distribuição das fitas-alunosdos 1º anos e profª Ceiça Arruda.
Trilha-todos os alunos e professores-coordenação profº Laureano
Divulgação e programação do projeto na rádio-responsáveis:alunos da direção da rádio e profª Nevonice.

06:30hs-subida da serra

professores responsáveis:Cristina,Marcílio,Demétrius,Júnior,Eliene,Dalva,Marcos José,Jeanete,Nicinho.

08:00hs-chegada da serra à Fazenda Boa Vista.

     -Apresentações culturais:

      1. peças teatrais
      2. cordel
      3. paródia
      4.fantoches
      5. coral

professores responsáveis:Vera,Marcos Antônio,Nevonice,Dalva,Lucimar,Cristina.

Lanche:responsáveis:Dorinha,Inês,Rilva,Goreti,Emanuel,Dorinha Vitelbino.

Equipe de Apoio:Rilva,Francinete,Batista,Amadeu,Francisca,Fátima,Chaguinha.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto Interdisciplinar: SERRA DO FEITICEIRO

           GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
            SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
               SUBCOORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO/ SUEM
            8ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
                           ESCOLA ESTADUAL PEDRO II
                                           LAJES/ RN

                                  Projeto   Interdisciplinar     2ª  Etapa

SERRA  DO FEITICEIRO:  ecossistema como sustentabilidade  de um povo

INTRDUÇÃO
A Serra do feiticeiro é um potencial turístico ainda inexplorado localizado na cidade de Lajes? RN, a cerca de  12Km da sede do município. O lugar é um grande atrativo para o turismo ecológico de aventra, por  isso o propósito da Escola  Estadual Pedro II é trabalhar no sentido de divulgar as potencialidades lá existentesatravés de um trabalho pedagógico incluindo corpo docente e discente da Escola.

Uma importante reserva natural da caatinga potiguar, notável formação geológica com cerca de 400 metro de altitudes e mais de 12 Km de extensão que se  espalham ao longo do Sertão Central.

Essa montanha vem despertando o interesse de estudantes e profissionais, como grande potencial econômico capaz de gerar emprego e renda através do turismo sustentável, como também , ponto de encontro dos fiéis católicos que buscam na religião o alento que apazigúe as almas descontentes com incerteza do mundo.


METODOLOGIA

Pesquisa de campo, pesquisa on line, entrevistas com pessoas da comunidade, dinâmicas de grupo, produções escritas e artísticas, confecção de material:   cartão, folder e material de divulgação, caminhada ecológica, confecção de cartografias, coleta de amostra do solo, apresentações culturais da comunidade rural e urbana, descrição sobre a trilha ecológica vericando-se os vários aspectos naturais, assim como os impactos ambientais.
RESULTADOS
Conscientização do estudante sobre a importância de suas atitudes na presevação ambiental, através da metodologia de pesquisa de campo; observação das condições de infra-estrutura e a cultura local, registradas através de fotografias e  entrevistas;  observação dos impastos ambientais provocados por antró- picas do ponto turístico em  estudo;  observação da formação do relevo, da vegetação e da ocupação humana no entorno do ecossistema; registro e documentação dos dados e fatos observados; comparação de imagens antigas com imagens recentes do local; construção de valores, atitudes e comportamentos   relacionados ao respeito à  diversidade cultural e humana; realização de um trabalho interdisciplinar e contextualizado com o envolvimento do corpo docente e discente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Foi possível realizar  um trabalho pedagógico de relevante importância cultural e social e onde o aluno foi o centro do processo de aprendizagem, como também a realização de um trabalho que teve que como objetivo o exercício da prática interdisciplinar.

EQUIPE GESTORA 

Rilva Maria Ferreira Cunha -   Diretora
Maria da Conceição Oliveira Silva e Silva -  Vice-Diretora
Francisca Irene Martins -   Coordenadora Pedagógica
Emanuel Laurentino de Macedo - Coordenador Administrativo- Financeiro
            
            

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Saudades

Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através  do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras  e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.
 Do livro "Pegadas na areia" - Margareth Fishback Powers - Ed.Fundamento